Pesquisa 2022

EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES DE FORMAÇÃO DOCENTE, UMA ABORDAGEM NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: DIÁLOGOS LATINO-AMERICANOS (CNPq)

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo inventariar, caracterizar e publicizar concepções e práticas instituintes de formação docente, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial e continuada, no Brasil e na América Latina. Tomamos como instituintes experiências de formação docente inicial e continuada, envolvendo escolas e universidades, em que ciências, técnicas, práticas, políticas e estéticas indicam modos outros de produzir conhecimento, pesquisar, formar e habitar o mundo. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa ancora-se na “pesquisaformação” pelo compromisso de, ao longo do processo de pesquisa, favorecer espaços-tempos de produção do conhecimento e, potencialmente, de formação, reverberando em múltiplas ações nas instituições envolvidas. A proposta propõe a realização de uma pesquisa em rede, com pesquisadores nacionais, internacionais e colaboradores de diferentes regiões brasileiras, além de três outros países latino-americanos – Argentina, Colômbia e Peru – tematizando as seguintes questões de estudo: quais os delineamentos, princípios e características das experiências instituintes de formação inicial e continuada de professoras/es, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no Brasil e na América Latina? Como se dá o entrelaçamento entre práticas, memórias e políticas da formação docente nas experiências inventariadas? Como as experiências instituintes de formação docente podem potencializar concepções e práticas no Brasil e na América Latina?

Inês Bragança

Campinas, outubro de 2022

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