Grupo de Pesquisa-Formação Polifonia

Equipe

Inês Ferreira de Souza Bragança

Slide1

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Mestre em Educação, Especialista e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Docente e Coordenadora Adjunta do Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Procientista e Jovem Cientista do Nosso Estado. É autora dos livros “Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal” (2012) e “Experiências na Formação de Professores: Memórias, Trajetórias e Práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci” (2014) e coautora dos livros “Pesquisa (Auto)Biográfica, fontes e questões” (2014) e “Memória, Dimensões Sócio-Históricas e Trajetórias de Vida” (2012). Tem vários trabalhos publicados em capítulos de livro e periódicos sobre formação docente (políticas e práticas) e histórias de vida de professores/as. Faz parte da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (gestão 2014-2016), é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (UERJ) e pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora-Portugal.

inesbraganca@uol.com.br

Acessar o Currículo Lattes


Arthur Vianna Ferreira

artur 20x20

Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação:Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP – 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA – 2006). Especialista Lato Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM- 2005) e História e Cultura Afro-Brasileira (FIJ-2013). Aperfeiçoamento em Legislação Educacional pela Universidade Candido Mendes (UCAM – 2005). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998) e Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolivia (UCSP-2003). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância com cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de educação em formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas nos espaços formais e não-formais tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais e da Identidade Profissional.

arthur.vf@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Dayse Fontenelle

dayse-fontenelleDayse Gonçalves Fontenelle nasceu em Niterói, em 1969. Casada. Estudou na Universidade Federal Fluminense, onde cursou Licenciatura em História. Trabalha nas redes de ensino Estadual do Rio de Janeiro e Municipal de Niterói. Atuou como Coordenadora de Disciplina da Rede Municipal de Ensino de Niterói e Coordenadora do Segundo Segmento da Rede Municipal de São Gonçalo. Atualmente, cursa o mestrado acadêmico na área de Formação de Professores, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo.

daysefontenelle@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Déborah Elias

Débora

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Bolsista de Iniciação Científica, no período de 2014 a 2015, do projeto: “Narrativas (Auto)Biográficas como Dispositivos Formação de Professores/as: Concepções e Práticas em Diálogo”, coordenado pela Profª Drª Inês Bragança.

deborahelias@live.com

Acessar o Currículo Lattes


Eloiza Gurgel Pires

eloiza-gurgel-pires

É artista visual; doutora em educação pela Universidade de Brasília UnB; pesquisadora e professora adjunta do Dep. Educação da Faculdade de Formação de Professores FFP – Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. No trânsito indisciplinado por diferentes campos, suas pesquisas e publicações discutem as relações existentes entre os processos culturais da contemporaneidade e a educação a partir das poéticas urbanas, do binômio história/memória, da estética e da arte e das linguagens midiáticas, especialmente das linguagens audiovisuais.

eloizagurgel@uol.com.br

Acessar o Currículo Lattes


Fabiana de Oliveira Machado

Débora

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Bolsista do projeto de pesquisa: Narrativas (Auto)Biográficas como Dispositivos Formação de Professores/as:  Concepções e Práticas em Diálogo, com bolsa PIBIC/UERJ/CNPq. No contexto da referida pesquisa desenvolve trabalho com o tema Narrativas (Auto)Biográficas como Dispositivos Formação de Professores/As:  Diálogos entre Curso de Pedagogia e Curso Normal em São Gonçalo.

fabianadeoliveiramachado@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Flávia Renata Silva Jorio Bianchini

Foto FlaviaGraduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas Maria Thereza, pós-graduada em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e mestrado em Educação na Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), em fase de conclusão. Como atividades extra-curriculares participou de projetos de iniciação científica na própria faculdade em colaboração com laboratórios do IOC – Fiocruz, além de estágio curricular e iniciação científica com bolsa FAPERJ no IPEC – Fiocruz. Possui experiência em técnicas histológicas e imunohistoquímica para diagnóstico e pesquisa clínica de doenças infecciosas e alguns marcadores celulares. Atualmente, é professora da rede estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), ministrando as disciplinas de ciências para o segundo segmento do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e biologia para o Ensino Médio e atua como supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Biologia da FFP/UERJ.

flaviarenatajorio@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Juliana Godói de Miranda Perez

juliana-godoi

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Pós-graduada em Educação Básica/ Gestão Escolar – UERJ/FFP (2013), Mestranda do PPG-EDU – Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estudante do curso de Antropologia da Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor da educação básica da Prefeitura Municipal de Itaboraí. Atua principalmente nos seguintes temas: Narrativas, Formação, Experiência, Núcleo de Memória, Movimento (Auto)Biográfico, Valorização docente e Formação de Professores.

julianagodoym_perez@hotmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Liliane Sant’anna de Souza Maria

lidiane 20x20

Mestranda em Educação pela UERJ no tema Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos. Pós Graduada em Saberes e Práticas na Educação Básica com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande – Magistério das Disciplinas Pedagógicas e Supervisão Escolar. Atualmente é professor de Disciplinas Pedagógicas – Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro lecionando para a Formação de Professores em Nível Médio curso Normal nas Disciplinas Pedagógicas Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos em EJA e Legislação Educacional e, Professora tutora da Pós Graduação Latu Sensu Diversidade e Inclusão Social em EJA pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência na  formação de professores da Educação Básica e Superior, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Currículo e Narrativas Docentes com aporte da (auto)biografia.  Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Helena Amaral da Fontoura e do Projeto de Pesquisa Narrativas (auto)biográficas como dispositivos na formação de professores (as): concepções e práticas em diálogo pela UERJ – Faculdade de Formação de Professores coordenado pela professora Dra. Inês Ferreira de Souza Bragança. Ambas as propostas de pesquisa pretendem constituir-se como um espaço de possibilidades para pensar a formação docente a partir de várias linguagens e diferentes olhares como eixo metodológico principal as histórias de vida a partir da pesquisa (auto)biográfica.

professoralilianesouza@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Mônica dos Santos Melo

Foto Monica - pediu para substituir a que esta no site

Atualmente é professor/assessor – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão em escolas de tempo integral, Formação continuada, Letras e Tecnologia Educacional.

monmelo@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Rodrigo Luiz de Jesus Santana

DéboraNasceu em São Gonçalo, município do estado do Rio de Janeiro, no ano de 1988. Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP). Participou do projeto “Núcleo de Pesquisa e Extensão: Vozes da Educação – Memória e História das Escolas de São Gonçalo” como bolsista de Extensão nos anos de 2009 e 2010 e no projeto de pesquisa “Formação de Professores e Docência em São Gonçalo: Narrativas, Memórias e Saberes” nos anos de 2010 a 2012 como bolsista de Iniciação Científica. Como voluntário fez parte da pesquisa “Narrativas (auto)biografias como dispositivos formação de professores/as: concepções e práticas em diálogo” no ano de 2014 e 2015. Atualmente faz parte do “Grupo de Pesquisa Polifonia” juntamente com o projeto “Narrativas (Auto)Biográficas na Formação Inicial de Professores/as: Diálogos Entre Curso de Pedagogia e Curso Normal em São Gonçalo”. Também é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação – processos formativos e desigualdades sociais, na UERJ – FFP.

rodrigosantanageografia@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Silvia Helena Ferreira da Silva

silvia 20x20

Mestre em Educação pelo programa de Pós graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (1985) , especialização em Terapia de Família e Psicopedagogia.Tem experiência na área de Educação com Formação de Professores no nível Básico e Superior.Exerceu cargo de professora do Município e Estado do Rio de Janeiro.Atuou como professora  e coordenadora pedagógica contratada no Colégio Pedro II e como professora no 1º segmento do Ensino Fundamental  dos Colégios de Aplicação da UERJ e da UFRJ. Atualmente Técnica em Assuntos Educacional na UFRJ. Tutora do curso de capacitação da UFRJ intitulado Formação de Tutores.

silviahelenasf@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Simone Barreto Magalhães

simone-magalhaes

Possui Graduação em Pedagogia pela UFF – Universidade Federal Fluminense (1999), Pós-Graduaçao em Dificuldades de Aprendizagem pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2004) e Mestrado pela UNESA – Universidade Estácio de Sá na linha de Políticas Públicas, Gestão e Formação de Educadores (2015). Atualmente é Docente da Universidade Estácio de Sá (presencial e online) e Docente da Pós-Graduação da Universidade Cândido Mendes – A Vez do Mestre.

sb.magalhaes@bol.com.br

Acessar o Currículo Lattes

 


Simone Chaves Dias

simone 20x20Doutoranda em Educação pela UNESA. Mestre em Educação, pela Universidade Estácio de Sá (2012), graduação em Letras Português/Inglês, pela Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen (1993). Experiência em gestão de sistemas educacionais e no ensino da Língua Inglesa e Português na Educação Básica e no Ensino superior. Atua profissionalmente como coach de vida e palestrante. Pesquisa na área de Educação com ênfase em Políticas públicas educacionais, gestão, formação docente e abordagem (auto)biográfica.

 chavesdias@terra.com.br

Acessar o Currículo Lattes


Sueli de Lima Moreira

sem-titulow

Atualmente é professora Adjunta no Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Formação do Educador GEPEFE da Faculdade de Educação de São Paulo e Polifonia na UERJ, foi licenciada em Educação Artística em 1989 e mestre em História da Cultura pela PUC Rio (1995).Colaborou durante 17 anos com Casa da Arte de Educar, uma organização social que realiza diversos projetos na área de Educação Integral, da Educação de Jovens e Adultos e Pesquisas em Educação, vencedora Nacional do Prêmio Itaú UNICEF Tempos e Espaços para Aprender (2009).  Realizou durante 2006 e 2012 pesquisas e projetos com o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura, que visavam qualificar a educação pública. Entre os textos publicados destaca o caderno “Rede de Saberes- pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral” lançado pelo MEC em 2009 na coleção do Programa Mais Educação; “Arte de Educar para Alfabetizadores” também pelo MEC em 2012 e a organização do livro “Experiência Crítica Ronaldo Brito” lançado em 2005 pela Cosac Naify sobre a produção artística contemporânea no Brasil. Vive no Rio de Janeiro.

suelima@artedeeducar.org.br

Acessar o Currículo Lattes


Thais da Costa Motta

Foto ThaisPossui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em Psicopedagogia e especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE-MEC). Atuou como professora da educação infantil e ciclo de alfabetização, sala de recursos e acompanhamento pedagógico especializado nos municípios de Niterói e Itaboraí. Foi assessora pedagógica na Coordenação de Educação Infantil da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Atuou como coordenadora pedagógica e foi gestora de uma escola e um CEMEI no município de Itaboraí. Atualmente é assessora pedagógica de projetos educativos e educação integral, supervisora educacional e presidente do Conselho Municipal de Educação do município de Itaboraí. Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores. Integra o grupo de pesquisa-formação Polifonia ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: memória, história e formação de professores. Pesquisa sobre as infâncias e a formação dos professores através das narrativas (auto)biográficas.

mottathais2015@gmail.com

Acessar o Currículo Lattes


Anúncios
Anúncios

Agenda

outubro 2019
D S T Q Q S S
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Contato:

(21)24435-005
(21) 3705-4631
grupopolifonia@gmail.com